Política de privacidade

Estes dados são registados informaticamente e destinam-se única e exclusivamente para contacto por parte desta entidade.

Artigo

Dicas e Testemunhos

O encanto de Góis - natureza e qualidade de vida, tudo aqui tão perto.

Por Gonçalo Rocha

10.07.2021 | 1 Comentários | 3 Likes

O despertador toca, o corpo responde, abrindo os olhos. Levantas-te lentamente abres a janela de tua casa e… é aqui que a magia começa: o sol a entrar pela janela, o chilrear dos pássaros e o som do rio Ceira ali mesmo ao lado. Estas são características que me têm fascinado ao longo destes meses que vivo por aqui.

Góis, uma pequena vila no interior de Portugal, denominada de capital do Ceira (Rio Ceira -afluente do Mondego), conhecida também pelas suas concentrações motards, com as suas magnificas praias fluviais, mas também por toda a natureza que a circunda, criando uma harmonia esplendorosa com o rio.

Em pleno 2021, e com uma pandemia ainda por ultrapassar, todos nós nos questionamos, o que é atualmente qualidade de vida? Será ter todos os serviços por perto? Será que no interior não há cultura? E o exercício físico, há oferta? São tantos os pontos que todos temos em conta para classificar uma boa qualidade de vida.

Para mim é óbvio, qualidade de vida deve incluir a natureza, a tranquilidade, a segurança de cada cidadão, acesso ao mundo global e claro possibilidade de poder fazer atividade física. Tudo isto encontro por aqui, consigo até ter sempre por perto os meus produtos indispensáveis da Fullprotein e Derovo.

Saio de manhã para trabalhar, não apanho trânsito algum, tenho qualidade no ar que respiro, consigo ir almoçar a casa, ter comida de qualidade todos os dias, fugindo das tentações da fast food. Termino o meu dia de trabalho e posso ainda ir caminhar, correr ou até praticar exercício físico junto ao rio ou nos parques que existem pela vila.

Chega o Verão, o esplendor desta vila cresce ainda mais, os turistas chegam e enchem as ruas e praias fluviais. Como temos toda uma serra em volta cada turista tem imensos trilhos por explorar, e como vivo por aqui acabo por aproveitar esses trilhos.

Tentador não? Tu que trabalhas em teletrabalho, não trocavas a confusão da cidade por um local destes? Calmo, cheio de ar puro, onde até os teus filhos podem brincar na rua, como tu fazias quando eras jovem. Sim, aqui isto ainda acontece, podes deixar o teu filho na rua a brincar, na terra, e ainda ter de lhe lavar a roupa suja na mesma. Isto sim é qualidade de vida, para mim claro.

Mas no final, questiono-me, mas porque mais pessoas não fazem o mesmo que eu fiz? Simples, a sociedade necessita de mudar a forma de pensar e deixar para trás o facilitismo e o consumismo extremo que quase todos nós já tratamos como normal. Precisamos de nos tornar mais sustentáveis, voltar à nossa essência, e tornarmo-nos mais ativos, para melhorar a nossa qualidade de vida a longo prazo.

Agora que as tuas férias estão a chegar, pega na mochila e vem fazer uma visita a Góis. Se há coisa que os goienses fazem bem é receber-te!

Árbitro de Futsal FPF, Coach de Crossfit L1
Gonçalo Rocha

Entusiasta e praticante de um estilo de vida e alimentação saudável

Gostei do artigo
3

Gostou deste artigo?

Partilhe com os seus amigos!

Deixe a sua opinião

Meu querido cunhado, estás convertido.

Publicado a 10.07.2021

por Rita Bandeira