Política de privacidade

Estes dados são registados informaticamente e destinam-se única e exclusivamente para contacto por parte desta entidade.

Artigo

Dicas e Testemunhos

Importância de manter uma rotina de treino

Por Sara Pinto

12.12.2020 | 0 Comentários | 0 Likes

Qual a importância de manter uma rotina do teu treino? Ou és daqueles que só se preocupa com isso quando está para chegar o bom tempo, praia, hora de mostrar mais o corpo. O cansaço do dia-a-dia, a demora pelos resultados esperados entre outros fatores são motivo de desanimo e perda de interesse pela prática de atividade física. Por isso manter uma rotina dos treinos vai mais além do que resultados mas numa melhoria da qualidade e vida.

Rotina: Toda a gente na vida tem rotinas por isso se conseguires ao longo do teu dia tirar proveito, nem que seja só 30 minutos diários, para fazer alguma atividade física, excelente. Se fizermos isso, todos ou quase todos os dias, vamos criar uma rotina que vai trazer inúmeros benefícios físicos e mentais. É muito importante manter uma frequência para que os resultados sejas efetivos.

Adaptação do corpo: o corpo humano é como se fosse uma máquina, ele habita-se facilmente a diferentes estímulos. Ok, no início ele vai estranhar e vai doer (acordar como se fossemos atropelados por um camião), mas com o hábito e a regularidade nos treinos o músculo vai-se adaptar aos exercícios e ainda melhorar a condição cardiorrespiratória.

Resultados mais rápidos: ai hoje não me apetece, vou amanhã; amanhã está a chover já não vou, e resultados nada. Quem mantém uma frequência no treino consegue resultados mais rápido, isso qualquer um sabe. Agora outra sugestão que fica no ar: por favor, não queiras saltar etapas, dá tempo ao tempo. Podemos demorar mais do que algumas pessoas a chegar aos nossos objetivos, mas tudo se consegue, com mais ou menos esforço, tudo é possível, e para isso o foco nos objetivos e a frequência no treino são fundamentais.

Estímulos: é importante procurar estímulos suficientemente fortes para provocar alterações no nosso organismo. Essa adaptação a diferentes estímulos é algo de acontece a médio e longo prazo e isso surge lentamente através do treino repetitivo.

Continuidade: se os diferentes estímulos não forem dados de forma contínua não ocorrem as adaptações esperadas. Procura encontrar diferentes formas de te manter motivado, tais como definir objetivos, arranjar companhia para treinar e um profissional que te saiba orientar da melhor forma.

Como qualquer coisa na vida, a prática regular de atividade física é algo que “só custa a começar”, porque depois de adotar um estilo de vida mais saudável perceberá que os benefícios compensam todo e qualquer esforço.

Atleta de CrossFit
Sara Pinto

Fittest em Portugal 2018/2019

CrossFit Games 2019

Vencedora de diversas provas nacionais e internacionais

Gostei do artigo
0

Gostou deste artigo?

Partilhe com os seus amigos!

Deixe a sua opinião