Estes dados são registados informaticamente e destinam-se única e exclusivamente para contacto por parte desta entidade.
Dicas e Testemunhos
Eu sou do tempo das gemadas
Por Marco Luís
19.09.2020 | 0 Comentários | 0 Likes
Eu nasci numa época onde, para além de não haver internet, a falta de informação era muita, sendo que a pouca informação que havia vinha dos nossos antepassados e seguia geração após geração como algo a cumprir religiosamente. Ou seja, não havia evolução nos tempos, se o nosso trisavô o fazia nós dávamos continuidade. Nesta mesma época nossas mães tinham por hábito preparar-nos gemadas para sermos crianças mais fortes, gemadas estas feitas com ovos inteiros e açúcar.
Açúcar? Ovos crus? Salmonela? Colesterol? São estas as questões colocadas hoje acerca da gemada. Naquela época limitávamo-nos a ingerir pois era algo que já os nossos antepassados faziam e por consequência eram fortes e saudáveis. Será que a evolução dos tempos e o aparecimento do Dr.Google veio ajudar ou apenas confundir e complicar as nossas questões? Pois nos dias de hoje se vamos pesquisar sobre gemada, nuns artigos vai dizer que é saudável e fortificante noutros diz que é uma bomba de colesterol, açúcar e possível salmonela que nos pode colocar no hospital.
Portanto, com toda esta tecnologia só ficamos mais confusos e até desinformados. Mas em 1994 nasceu a empresa Derovo Portugal e dois anos depois deu início a produção de vários produtos derivados do ovo, e todos eles pasteurizados, fazendo com que os mesmos pudessem ser ingeridos sem cozinhar sem ter qualquer risco de contaminação por salmonelas. Eles produzem todo o tipo de produto derivado do ovo: ovo inteiro líquido, gemas inteiras, clara de ovo líquida, clara de ovo em pó, ovo cozido inteiro, bebidas proteicas à base de clara de ovo (FULLPROTEIN). Por isso, neste momento já podem fazer as gemadas que vossas mães vos faziam ser correr risco de contaminação, pois a Derovo tem todos os produtos derivados do ovo pasteurizados.
Mas mesmo assim alguns vão questionar a “gemada”. As gemas têm muito colesterol e alto teor de gordura? Sim o ovo divide-se entre gema e clara onde a clara é a menina perfeita composta de apenas proteína da mais alta qualidade e a vilã gema que ficou com as partes menos boas, ou seja, alto teor gordura, colesterol e muito mais calórica por consequência. Mas não seria melhor evitar as
gemas? Depende da situação, pois se estiveres numa dieta de extrema redução calórica é preferível usar só as claras, como em preparações para competições, mas numa dieta normal o nosso corpo também precisa de gorduras e é preferível ingerir as mesmas de um alimento natural do que através de alimentos processados. Ah, mas e o açúcar na gemada? O açúcar não é sempre tão maléfico como o pintam, pois existem momentos como por exemplos após treinos de alta intensidade, em que ele é crucial para recuperação e reposição de glicogénio. O açúcar é um hidrato de carbono de absorção rápida e como tal o combustível ideal para nosso corpo e cérebro, mas como tudo na vida tem o seu momento certo ou ideal de usar. Concluo então que, a evolução nos tempos nos trouxe mais conhecimento, variedades e opções, mas as nossas tradições continuam a funcionar mesmo numa era cibernautica.
Gostou deste artigo?
Partilhe com os seus amigos!