Política de privacidade

Estes dados são registados informaticamente e destinam-se única e exclusivamente para contacto por parte desta entidade.

Artigo

Dicas e Testemunhos

De obeso no sofá a mudar vidas numa box...

Por Gonçalo Rocha

23.03.2021 | 0 Comentários | 2 Likes

Comando na mão, salto para o sofá, TV ou PC ligado e claro, comida ali ao lado. Era esta a vida de quem vivia para simplesmente comer e ser muito pouco ativo.
Um dia, lá em 2013, decidi que tudo isso tinha de mudar, decidi que teria que começar a comer bem, mas principalmente tinha de mudar a forma como pensava a vida e a minha a atitude perante a mesma. Esse foi o ano em que dei o salto, o ano da mudança do “chip”. Sabia que tinha de começar por algum lado. Nesta época decidira mudar o meu rumo académico, deixei Engenharia Civil e ingressei em Ciências do Desporto. Para além das alterações na minha vida pretendia mudar outras vidas, outras mentalidades. Tal como para mim, queria “oferecer” vidas saudáveis.
Contudo havia algo que não tinha conseguido alterar... A vontade de comer. Sem dúvida que a comida é dos maiores prazeres que tenho, sim ainda tenho. Mas é aqui que tudo muda! Percebi que a alimentação seria a minha maior aliada para que os treinos não fossem em vão. Sendo eu participante assíduo de provas de trail running, se comesse mal teria prestações inferiores aos meus objetivos. Apesar de não correr para ganhar, corria para vencer, vencer e desafiar a minha qualidade de vida. Pesquisei, fui conhecer melhor a composição dos alimentos, os macronutrientes, as estratégias alimentares (algo que a faculdade também me ajudou), quis perceber mais sobre esta área.

No início de 2017 decido desafiar-me ainda mais, tencionava continuar a praticar desporto e a alimentar-me corretamente, mas queria mais, algo mais completo que pudesse tonificar o meu corpo, aliando ainda mais a comida saudável.... Eis que surge o Crossfit. Mas o que é isso de Crossfit? Barras no ar, pull-ups, corrida, andar de pernas para o ar... “Oh Gonçalo pensa duas vezes, não vás, isso faz-te mal, tu não consegues”, diziam alguns colegas, leigos como eu na modalidade. No entanto, contrariei tudo e todos e fui. Desafiei-me, experimentei, gostei e continuei.
A minha alimentação começou a ser controlada ainda mais pormenorizadamente. É nesta fase que o ovo e a clara do ovo, começam a entrar ainda mais na minha rotina diária. Percebi que estamos perante um alimento super saudável, prático, rápido, podendo ser confecionado de diversas formas. Com a minha entrada no mercado de trabalho tive que me readaptar, organizar refeições e rapidamente criei algumas rotinas alimentares fáceis, práticas e ricas nutricionalmente.
Passado uns meses de começar a trabalhar na área do desporto surge a oportunidade de colaborar numa box. Como já era praticante de crossfit este início acabou por ser mais simples, mas igualmente desafiante. Mas então Gonçalo o que é isso de uma box?! Bem uma box não é mais que um ginásio convencional, mas com uma disposição em openspace, com material de ginásio também, no entanto este material é direcionado para exercícios funcionais. Como numa box se pratica Crossift ou Crosstraining, este material é também direcionado para exercícios de alta intensidade bem como metabólicos.
E é aqui na nossa caixinha, chamada box, que a magia acontece. Eu e a minha equipa tentamos todos os dias influenciar pessoas a ter uma vida mais ativa, um estilo de vida saudável. Não queremos atletas, queremos que cada um ao entrar pela nossa porta se transcenda e consiga dia após dia, treino após treino tornar-se uma pessoa mais saudável. É aqui que dou o melhor de mim e faço o que gosto. Continuo o meu sonho de mudar vidas, afasto-me cada vez mais daquele corpo de cento e muitos quilos, proporcionando todos os dias momentos ativos para todos os meus alunos e para mim próprio.
Num ano que começa com pouco alento, que estas palavras te deem um novo rumo... de preferência para uma vida mais ativa! Porque na vida todos somos influenciados, agarra-te às boas influências. Faz escolhas saudáveis!

Árbitro de Futsal FPF, Coach de Crossfit L1
Gonçalo Rocha

Entusiasta e praticante de um estilo de vida e alimentação saudável

Gostei do artigo
2

Gostou deste artigo?

Partilhe com os seus amigos!

Deixe a sua opinião