Política de privacidade

Estes dados são registados informaticamente e destinam-se única e exclusivamente para contacto por parte desta entidade.

Artigo

Dicas e Testemunhos

5 Dicas para te Iniciares no Crossfit

Por Gonçalo Rocha

09.04.2022 | 0 Comentários | 0 Likes

Queres começar a praticar Crossfit/Crosstraining? Então deves ter em conta as 5 dicas que tenho para ti!

 

Crossfit (marca registada) ou Crosstraining (modalidade) é um tipo de exercício físico muito em voga, praticado normalmente em grupo, num espaço em formato openspace, conhecido por box. Esta modalidade define-se pela execução de exercícios constantemente variados e de alta intensidade, sempre supervisionados por um profissional credenciado.

Antes de te iniciares por este mundo do crossfit é importante que te libertes da premissa de que este se trata de um desporto agressivo e que te vai trazer lesões. Na realidade, o risco de lesões é mais baixo que a maioria de outros desportos. Esta é uma modalidade que te vai proporcionar o fortalecimento muscular, a correção de posturas e fomentar o treino em grupo.

Se decidiste que é hoje que te vais iniciar nesta modalidade procura uma box credível (afiliada ou não) com profissionais de excelência, que se foquem na tua qualidade de vida e na tua saúde. Não que se foquem apenas no teu ego e em levantar cargas absurdas.

Agora que ficaste a conhecer minimamente esta modalidade agarra estas 5 DICAS que deves ter em conta para quando te iniciares no CROSSFIT.

 

1 – PROCURA A BOX CERTA: A escolha da box é fundamental. A presença de profissionais qualificados e de excelência é fundamental.

2 – NÃO TENTES APRENDER TUDO DE UMA VEZ: O crossfit/Crosstraining é uma modalidade complexa e com exercícios muito técnicos. Levará algum tempo até te sentires minimamente confortável a praticá-la. Vai com calma e tem paciência.

3 – FOCA-TE NA QUALIDADE DOS MOVIMENTOS: É fundamental focares-te na aprendizagem da técnica e não nas tuas cargas ou dos teus colegas.

4 – DEIXA O TEU EGO À PORTA DA BOX: Não entres na box com o intuito de mostrar aos outros o que és capaz de fazer. Este é o maior erro e que te pode provocar lesões.

5 – PRATICAR CROSSFIT NÃO É CARO: Quando te falarem dos preços para praticar crossfit/crosstraining analisa tudo o que tens incluído. Os valores vão parecer superiores ao de um ginásio convencional, mas lembra-te que num ginásio terás apenas um plano generalizado, ninguém te vai acompanhar e trabalharás sozinho. No crossfit/crosstraining vais treinar em grupo e terás na tua hora de treino um profissional que te ajudará. Num ginásio convencional para conseguires um treino acompanhado vais ter de pagar um PT e ficará bem mais dispendioso.

No final de contas esta modalidade não é assim tão cara. Vai, experimenta e usufrui!

Árbitro de Futsal FPF, Coach de Crossfit L1
Gonçalo Rocha

Entusiasta e praticante de um estilo de vida e alimentação saudável

Gostei do artigo
0

Gostou deste artigo?

Partilhe com os seus amigos!

Deixe a sua opinião